Serviços Online Clientes/Distribuidores
Grupo Petrotec Angola

'MELHORIAS GERAM PROGRESS(O)'

10/2018

'MELHORIAS GERAM PROGRESS(O)'

Quem o diz é Luís Gomes, Gestor de Produto para o segmento das bombas de combustível do Grupo Petrotec. Numa breve entrevista ficámos a conhecer algumas as novidades implementadas na já conhecida Gama Progress, o porquê da introdução de um novo equipamento e qual o papel do Gestor de Produto.

Progress Range

Pode-se dizer que 2018 foi o ano do lançamento de uma nova gama Progress?

Luís Gomes: Não podemos falar de uma nova gama, mas antes de um upgrade à mesma, com a implementação de algumas melhorias. Para tal, a recolha de informação foi fundamental. Neste sentido, foi possível retirar algumas conclusões que orientaram todo este processo e possibilitaram a materialização e o aprimoramento de aspetos funcionais da gama. Dizer que 2018 tem sido o marco do amadurecimento da Gama Progress, creio ser a melhor forma de nos dirigirmos ao assunto. Melhorias geram Progress (o).

 

Como identificaram as reais necessidades dos clientes?

Luís Gomes: Focamo-nos em conhecer o utilizador final: quem são, o que realmente valorizam, a suas habilidades e também as suas limitações. Para isso, foram desenvolvidas dezenas de entrevistas e field research, através da observação, e análise dos dados. Para que nunca perdermos de vista os reais objectivos do negócio, fizemos questão de ouvir as sugestões dos nossos principais clientes, distribuidores, responsáveis de departamento da empresa e técnicos. Os questionários online ajudaram-nos, também, a desmistificar alguns mitos e preconceitos do publico em geral. Tal como todos os estudos de user experience, colocamos as pessoas no centro do processo de investigação e fizemos questão de as “encontrar e acompanhar” no posto de abastecimento.

Ux

No caso em particular da Gama Progress, de que melhorias estamos a falar?

Luís Gomes: Não focando todos os pontos, creio que podemos evidenciar três principais novidades na Gama Progress: um novo sistema de retração de mangueira, um novo display e 3D Renderalterações nos filtros e tubagens hidráulicas dos equipamentos. 

O novo sistema de retração de mangueira traduz-se num menor esforço no processo de abastecimento por parte do utilizador final. O nosso maior objetivo passava por garantir que todo o processo se tornasse o mais ergonómico possível. 

A introdução do novo display teve como principal objetivo responder a algumas das necessidades evidenciadas pelo utilizador. O novo display é, agora, mais brilhante, com dígitos mais nítidos, facilitando a leitura ao utilizador final, independentemente da incidência da luz.

Já o aprimoramento do filtro de entrada das versões dispenser e o aumento do diâmetro da tubagem hidráulica, tiverem por objetivo garantir os melhores desempenhos nos caudais.

 

Porque lançar um novo modelo?

Luís Gomes: A introdução da P3000 resulta precisamente do amadurecimento de toda agama. Surge como resposta às necessidades de mercado. Este modelo oferece um footprint P3000 Smallbastante reduzido, otimizando o layout dos postos de abastecimento. Ou seja, é a escolha ideal para quem tem um espaço reduzido no seu posto.

 

Qual o fator diferenciador deste equipamento?

Luís Gomes: A P3000 conta com um design ultracompacto - com as mesmas dimensões de uma P2000 -, possibilitando o abastecimento de um ou dois produtos e a configuração de até quatro mangueiras. Neste modelo, há ainda a opção de quatro filling points, o que garante o abastecimento simultâneo de quatro veículos.

 

Como descreve a Gama Progress?

Luís Gomes: As bombas da Gama Progress possuem um design elegante e compacto, que acrescentam um aspeto simples e conferem um visual atractivo ao posto de abastecimento. São fabricadas com os melhores materiais e uma qualidade de construção superior, por isso constituem a escolha perfeita para aqueles que procuram um bom desempenho, robustez, fiabilidade, rentabilidade e uma excelente experiência de utilizador. Todos os modelos podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades, sendo possível atualizar a sua bomba de combustível com multimédia, terminais de pagamento, recuperação de vapores, monitorização e ATC. A maior parte destas opções pode ser instalada numa fase posterior, de acordo com os requisitos e o crescimento do seu negócio.

                                                                                                                              

Quais os principais desafios no papel da Gestão de Produto na Petrotec?

Luís Gomes: Apontaria como o principal desafio a importância de perceber as movimentações de mercado, as suas tendências e o posicionamento da concorrência. Isto porque, se não entendermos o contexto em que navegamos, corremos o risco de não considerar as reais necessidades dos consumidores. Inovar deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. Deste modo, todos os projetos devem antecipar as necessidades dos nossos stakeholders, considerar a volatilidade e flexibilidade do mercado, em busca de soluções e posições mais vantajosas para os nossos clientes. Uma vez que a Petrotec atua num mercado em evidente mudança, principalmente com a adoção de alternativas energéticas, inovar deixou de ser uma opção e tornou-se numa necessidade.

 

Voltar