Serviços Online Clientes/Distribuidores
Grupo Petrotec Angola

PETROTEC E PETROASSIST, EMPRESAS CERTIFICADAS

11-2017

Petrotec e Petroassist, empresas certificadas

Desde muito cedo na sua história, que a Petrotec assumiu a sua vontade de crescer de uma forma global, segura e sustentável. Tal ambição trouxe consigo enormes desafios a nível de cumprimento de requisitos de técnicos, legais e de qualidade dos seus produtos. 

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade das empresas Petrotec e Petroassist, desde 1993, constitui a garantia, por parte de diversas entidades externas, de que o Grupo Petrotec possui um sistema sólido e eficiente, que assegura a coerência com a Política do Grupo e o atual enquadramento legal e normativo.

Os primeiros passos de certificação da Petrotec foram dados em 1993 com a certificação do Sistema de Garantia da Qualidade, segundo a Norma NP EN 29002. Quatro anos mais tarde (1998), a norma de referência do Sistema da Qualidade e da respetiva certificação foi alterada para a norma ISO 9001, também esta assegurada à Petrotec. 

No arranque do novo milénio, surgiu a necessidade de fazer evoluir o Sistema da Qualidade, com o intuito de que esta cumprisse com as exigências impostas pela norma ISO 9001:2000, tendo este processo sido dado como concluído em 2001.

Com o reforço da visão comum promovida pela União Europeia a vários níveis da sociedade, também ao nível da legislação aplicável ao sector petrolífero e muito concretamente dos aspetos relacionados com a proteção dos consumidores, foi decretada a aproximação das várias legislações nacionais anteriormente existentes. O objetivo passou em grande medida por se uniformizarem e normalizarem requisitos técnicos, de segurança, metrológicos, ambientais, e outros, praticados nos diferentes países, de forma a possibilitar um verdadeiro mercado interno e promover, ao mesmo tempo, um nível elevado de segurança e técnico na performance dos produtos fabricados.

Um bom exemplo desta prática, parte da elaboração das diretivas europeias MID e ATEX, cumpridas pela Petrotec e reconhecidas e aprovadas por entidades externas. Estas diretivas estão já em aplicação por todos os países da União Europeia, sendo, também, sobejamente aceites pelos restantes países da Europa Ocidental.

A diretiva MID foi lançada inicialmente em 2004 com o intuito de agregar numa só diretiva europeia, os requisitos metrológicos aplicáveis à grande generalidade dos equipamentos de medição sujeitos a controlo metrológico, definindo o seu Anexo MI-005 as características que devem ser cumpridas pelos sistemas de medição contínua e dinâmica de quantidades de líquidos com exclusão da água, categoria esta em que se incluem os equipamentos de abastecimento de combustível e os sistemas de gestão desenvolvidos pela Petrotec.

Por sua vez, a diretiva ATEX – 2014/34/UE aplica-se a equipamentos e sistemas de proteção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas.  

Enquanto multinacional, como seria de esperar, o Grupo Petrotec ao avançar com as suas operações para países em todos os continentes, encontra normas distintas e muito próprias em cada país, cada uma com a sua especificidade, obrigando também a aprovações locais, garantidas pela Petrotec, em cada um dos casos. Por exemplo, em alguns países da Europa de Leste, nomeadamente na Rússia, todo o processo de obtenção de aprovação de equipamentos é completamente independente, obedecendo a normativas específicas, próprias destes países. 

Não menos importantes são também as implicações que as diferentes características geográficas de cada região do globo assumem nas especificações técnicas dos equipamentos. Uma zona montanhosa e fria tem exigências muito diferentes de um deserto plano e árido, de uma marina húmida e salgada e, portanto, existe a necessidade de estudar a previsão do ciclo de vida dos equipamentos nestes contextos.

A Petrotec é hoje uma empresa do mundo e para o mundo que, fruto dessa visão global, possui um amplo conhecimento das exigências legais e das necessidades dos vários mercados a nível mundial. Uma multinacional com presença em 5 continentes e 84 países, umas vezes com operações directas outras através de distribuidores e representantes. Hoje, a Petrotec é um dos principais players mundiais na produção, comercialização e assistência técnica a equipamentos e soluções para as áreas de armazenamento, distribuição e retalho da indústria petrolífera. 

Conheça a presença da Petrotec a nível internacional e entre em contacto com a nossa equipa do International Sales Department, aqui.

 

Voltar